Alexander Stretile

Alexander Stretile iniciou os seus estudos musicais aos 3 anos com a professora Olga Hehelskaya na Ucrânia. Em 2010 ingressou na Escola de Música do Conservatório Nacional, onde estudou com Hélder Entrudo. Seguiu os estudos na Universidade de Aveiro, onde em 2020 concluiu a Licenciatura em Performance na classe de professora Shao Ling. Desde 2017 até ao presente momento, estuda na Academia Internacional de Música “Aquiles Delle Vigne” com o professor Manuel Araújo. Participou em masterclasses e estudou pontualmente com diversos professores, como Aquiles Delle Vigne, Jorge Moyano, Makoto Ueno, Lidia Stratulat, Nichlas Pokki, Paulo Gaio Lima, Marilyn Engle, Paul Wakabayashi, entre outros.

Vencedor de diversos concursos nacionais e internacionais. Obteve 1.º prémio em concursos como “Tchaikovsky Competition” de Kamyanka, Concurso Nacional “Pianistas Virtuosos”, Concurso “Cidade do Fundão”, Concurso Czerny na Escola de Música do Conservatório Nacional, Prémio Sardoal Jovem Talento e Prémio Frederico de Freitas. Laureado de concursos “Cidade de Almada”, Concurso Nacional de São Teotónio, Concurso Internacional Hulak-Artemovsky. Obteve os prémios especiais de “Melhor participante português” nos concursos Coimbra World Piano Meeting e Viseu International Piano Competition. 

Apresentando-se regularmente em concertos, Alexander Stretile já atuou em salas como Teatro Rivoli, Convento de São Francisco, Centro Cultural de Belém, Centro Cultural de Figueira da Foz, Convento dos Capuchos, Centro Cultural de Sardoal, Palácio da Foz, Museu Nacional Machado de Castro, Casa da Música, Aula Magna, casa de António Fragoso, entre outras. 

Apresentou-se como solista com a Orquestra Clássica do Centro em 2018 no Convento de São Francisco.  

Colaborou em diversas orquestras e ensembles, como Orquestra Sinfónica, Orquestra de Sopros e grupo de Música Contemporânea da Escola Superior de Música de Lisboa; Banda Sinfónica da GNR no FISP 16 e a orquestra da “Foco Musical”. 

Obteve vários êxitos profissionais em música de câmara, vencedor de concurso “jovem.com” com trio TianoPrio, com quem foi convidado para atuar no Festival “Europa Season” 2015 em Craiova. Vencedor do 3º prémio em piano duo com Rodrigo Ayala no “2nd Taiwan International Piano Ensemble Competition”. Apresenta-se regularmente em formações diversas, para 2021 tem agendada interpretação do “Carnaval dos Animais” de Saint-Saens com Catarina Madeira e a Orquestra Clássica do Centro.

Para além das acima referidas, estão pré-agendadas atuações a solo no Festival de Outono, Festival “Viver ao Vivo”, 1º Concerto de Tchaikovsky com Orquestra Filarmonia das Beiras e uma gravação de coletânea de obras de F. Côrrea de Oliveira agendada para início de Outono.

De momento concilia as carreiras de solista e pianista-acompanhador, cujas funções exerce na Escola Superior de Artes Aplicadas em Castelo Branco e na Escola Profissional de Música de Covilhã. É frequentemente requisitado por instrumentistas e instituições, já tendo acompanhado diversos coros, provas do Teatro de São Luiz na Universidade de Aveiro, masterclasses de Carla Caramujo no Festival de Sardoal e masterclasses de Wolfgang Holzmair em Coimbra.